solução para ensinar VISÃO ARTIFICIAL

na prática, à distância

DETALHES Do MÓDULO pronto DE visão artificial

COMPETÊNCIAS / PRINCIPAIS OBJETIVOS

Ao final desse curso, os estudantes serão capazes de integrar sistemas de visão artificial para reconhecimento de padrões, medição, contagem, identificação, inspeção de presença e ausência, bem como leitura de códigos-de-barras, data-matrix e OCR.

CONTEÚDOS

  • Visão computacional: cameras, iluminação, cores

  • Método de filtragem e imagem

  • Conceitos gerais e padrões

  • Detectores de bordas

  • Ferramentas para detecção, posicionamento, reconhecimento de padrões, contagem, medição e leitura de códigos

MATERIAIS E MÉTODOS

Os estudantes irão aprender os conteúdos ao longo do desenvolvimento de sistemas de visão artificial e simulação deles no ambiente de realidade virtual.

No curso os estudantes irão enfrentar os mais comuns desafios inerentes ao desenvolvimento de um sistema de visão artificial.

CONTEXTO GAMIFICADO (HISTÓRIA)

Nesse curso, os estudantes são trainees em uma fábrica de móveis e eles precisam desenvolver sistemas de visão para assegurar que: 1) as peças dos móveis estão 100% em conformidade com as dimensões de projeto, 2) os acessórios de montagem estão sendo embalados com as características e quantidades corretas, e 3) todas as embalagens das caixas são lidas e registradas.

OPÇÕES TECNOLÓGICAS (CLPS E SOFTPLCs)

Nesse curso, o estudante será apresentado à ferramenta In Sight, da Cognex. A Cognex está entre as empresas que lideram o mercado de visão artificial em aplicações industriais, no mundo. A licença para uso do In Sight com seus recursos de desenvolvimento e simulação pode ser obtida através do site da Cognex. A orientação está no conteúdo do próprio curso.

DESAFIOS/PROJETOS

O curso está estruturado em 7 desafios, realizados em 4 ambientes virtuais: o portão do alojamento da fábrica, uma linha de formulação de pasta de gesso, um elevador, e um sistema em batelada.

O primeiro projeto é o mais simples possível: automatizar o portão do alojamento da fábrica onde aprende princípios básicos de automação e controle lógico. E depois dele o estudante segue pelos demais projetos, até automatizar a planta de pigmentação de tintas, utilizando sequenciamento, blocos de função, tratamento de sinais analógicos etc.

VEJA OS DETALHES DE CADA DESAFIO

DESAFIO 1

MEDIÇÃO EM TEMPO REAL

Project: o estudante precisa implementar um sistema para medição de peças de madeira em tempo real, na linha de produção.

Atividades:

1) Ferramentas de medição

2) Validação com as dimensões padões

Conteúdos de automação: Sistema Cognex In-Sight, set-up do sistema, posicionamento, utilizando a planilha, calibração, ferramentas de medição, inspeção e validação.

DESAFIO 2

CONTANDO COMPONENTES

Projeto: o estudante precisa implementar um sistema de visão utilizando o Cognex In-Sight para verificar se as peças necessárias à montagem dos móveis estão sendo embaladas nas quantidades corretas.

Atividades:

1) Contando componentes individualmente

2) Contando tudo

Novos conteúdos de automação: reconhecimento de padrões, contagem.

DESAFIO 3

LENDO CÓDIGOS

Projeto: o estudante precisa implementar uma solução para ler códigos de etiquetas de embalagens na fábrica de móveis, validar a conformidade entre as informações das etiquetas, para que possam ser registradas e rastreadas.

Atividades:

1) Lendo data matrix

2) Lendo textos

3) Validando etiquetas


Novos conteúdos de automação: ferramentas de OCR, códigos de barras, data matrix.

MÉTODO DE VALIDAÇÃO/DESAFIOS

No curso de visão artificial, a Plataforma automaticamente valida cada atividade de cada aluno, verificando se o resultado da inspeção visual automatizada condiz com a realidade do produto no ambiente virtual.