solução para ensinar supervisórios

na prática, à distância

DETALHES do MÓDULO pronto DE sistemas supervisórios

COMPETÊNCIAS / PRINCIPAIS OBJETIVOS

Ao final desse curso, o estudante será capaz de desenvolver sistemas supervisórios para máquinas e processos automatizados, com recursos como sinóticos, sumário de alarmes, gráficos etc.

CONTEÚDOS

  • Sistemas supervisórios: breve contexto históricos e principais conceitos

  • Estrutura: componentes de hardware e software, integração com controladores e outros sistemas, drivers de comunicação e servidores OPC

  • Ambientes e ferramentas de programação, suas principais características e recursos: tags, telas, componentes de interface com o usuário, base de dados de tempo real, gráficos, dados históricos, animação, gerenciamento de usuários e de receitas.

  • Desenvolvimento de projetos: entendimento dos requisitos de projetos, planejamento de sistemas, arquitetura, desenvolvimento, testes e validação.

MATERIAIS E MÉTODOS

Os estudantes irão aprender os conceitos a partir do desenvolvimento de sistemas supervisórios para máquinas e processos, e simulá-los utilizando os ambientes virtuais da plataforma.


CONTEXTO GAMIFICADO (HISTÓRIA)

Nesse curso, o estudante descobre que há muitas oportunidades nas várias fábricas do grupo em que trabalha, a partir da integração de sistemas supervisórios. Só que as diferentes unidades utilizam tecnologias diferentes. Por isso, ele precisa estudar e implementar projetos em diferentes plataformas.

OPÇÕES TECNOLÓGICAS (CLPS E SOFTPLCs)

Nesse curso, o estudante será apresentado a 3 ferramentas de automação: o Codesys Visualization, o Elipse E3 e o Siemens WinCC. O Codesys é gratuito. O Elipse E3 e o Siemens WinCC são pagos mas tem versões demonstrativas. A versão demonstrative do Elpse E3 funciona sem limite de tempo, com limitação de 20 tags. O WinCC funciona completamente functional por 21 dias. Então o estudante pode fazer o curso inteiro, desde que se organize para fazer as atividades com o WinCC em 21 dias, e isso é perfeitamente factível.

DESAFIOS/PROJETOS

O curso está estruturado em 5 desafios em que os estudantes aprendem, na prática, a teoria e a prática de como implementar supervisórios em 3 diferentes plataformas: Codesys Webvisu, Elipse E3 e Siemens WinCC.

Os estudantes aprenderão desde como implementar uma interface básica de operação até animações, gráficos e gerenciamento de usuários e receitas.

Essa abordagem é interessante porque, ao final, o estudante tem a clara percepção que é capaz de implementar aplicações de supervisão nestas e em outras plataformas, porque percebe que os mesmos paradigmas e conceitos são aplicados.

VEJA OS DETALHES DE CADA DESAFIO

DESAFIO 1

CODESYS WEBVISU

Projeto: o estudante é solicitado a desenvolver um supervisório para a planta de coloração de tinta, utilizando o Codesys Visu.

Atividades:

1) Entendendo a aplicação e seus requisitos

2) Conhecendo o Codesys Visu

3) Explorando recursos

4) Construindo os objetos da aplicação

5) Implementando a interface principal (sinótico)

6) Implementando gráficos

7) Implementando o sumário de alarmes

8) Operando a planta com o supervisório

Conteúdos de automação: Codesys Visu e WebVisu, ferramentas, telas, objetos e componentes, navegação, gráficos, sumário de alarmes, variáveis.

DESAFIO 2

ELIPSE E3

Projeto: o estudante é solicitado a desenvolver o mesmo supervisório, só com o Elipse E3. A razão é que a fábrica quer avaliar suas vantagens e desvantagens.

O trianee(estudante) é requisitado a trabalhar nesse projeto em duas fases: 1) operação manual, e 2) operação automática. Este desafio é a fase 1.

Atividades:

1) Entendendo a aplicação e seus requisitos

2) Conhecendo o Codesys Visu

3) Explorando recursos

4) Construindo os objetos da aplicação

5) Implementando a interface principal (sinótico)

6) Implementando gráficos

7) Implementando o sumário de alarmes

8) Operando a planta com o supervisório

Novos conteúdos de automação: OPC Server, Elipse E3

OPC Server, Elipse E3, ferramentas, telas, objetos e componentes, navegação, gráficos, sumário de alarmes.

DESAFIO 3

NOVOS RECURSOS COM E3

Project: o estudante é solicitado a implementar novos recursos ao supervisório com E3, de modo a melhorar a operação e aumentar a confiabilidade do processo.

Atividades:

1) Gerenciamento de usuários

2) Otimizando/economizando tags

3) Implementando gerenciamento de receitas

Novos conteúdos de automação: uruários, receitas e scripts.

DESAFIO 4

WINCC

Projetos: o estudante é solicitado a desenvolver um supervisório utilizando o WinCC, para avaliar vantagens e desvantagens desse sistema.

Tasks:

1) Básico sobre WinCC

2) Explorando recursos e funcionalidades

3) Implementando telas

4) Implementando recursos operacionais

5) Implementando gráficos

6) Implementando gerenciamento de usuários

7) Implementando gerenciamento de alarmes

8) Implementando gerenciamento de receitas

Novos conteúdos de automação: WinCC, ferramentas, telas, objetos e componentes, navegação, gráficos, sumário de alarmes.

DESAFIO 5

SUPERVISÓRIO PARA A LINHA DE FORMULAÇÃO DE PASTA DE GESSO

Projeto: o estudante é solicitado a desenvolver um supervisório para a planta de formulação de pasta de gesso, lançando mão dos conhecimentos e das competências que desenvolveu, e escolhendo livremente que plataforma irá utilizar.

Atividades:

1) Implementando um sistema supervisório.

Novos conteúdos de automação: nenhum

MÉTODO DE VALIDAÇÃO/DESAFIOS

No curso de supervisórios, os estudantes são solicitados a responder a perguntas e fazer uploads de pequenos vídeos com tempo limitado, apresentando as soluções para determinadas atividades.